segunda-feira, março 17, 2008

Na falta de Greene

Por André Debevc

Você com certeza não leu Greene. Se não foi obrigada ou apresentada a alguma cena antológica dele, você não deve mesmo saber quem é Graham Greene, autor de algumas obras primas da literatura mundial, entre elas o livro “Fim de Caso”. Leitura nunca foi o seu forte mesmo, fazer o que (daqui a pouco sai o filme, não é isso?). Quem sabe agora que você tem que saber um pouco mais sobre os grandes personagens, quem sabe agora você um dia se depare com Maurice Bendrix, um dos maiores personagens de todos os tempos. Um covarde, canalha, quase um anti-herói. Quem sabe…

Mas também, quem sou eu pra dizer quem você leu e quem você não leu? Eu não sou ninguém. Não pra você. Não hoje. Não mais. Você nunca leu Greene. Nunca soube como são as coisas do amor, como são os jeitos da traição. As canalhices e os suspiros, as cegueiras temporárias e o sangue frio conviencente. Você e seus personagens. Até hoje não sei que você realmente era. Seu amor, sua dependência da minha asa, sua necessidade da minha companhia e atenção. Eu não sei de nada. Nada de você. Me dói só saber que você nunca leu Greene.

"Esquecemos as pessoas que amamos, mas não esquececemos as pessoas que traímos." Greene disse isso. Se você lesse, saberia. Não. Você esqueceu quem amou e, principalmente, quem traiu. Nem Bendrix seria tão ingrato. Mas, de novo, você nunca leu Greene. Maldita incauta!

3 comentários:

Paula disse...

Nossa André! Quanta passionalidade você exprimiu neste texto, heim? Me pergunto quem será a pobre desta incauta and imprudente? Bom quanto a obra do Graham Greene, eu só li mesmo o Expresso do Oriente que por sinal virou filme (risos!) e confesso que foi há muitos anos atrás. Será que eu tenho que ler mais sobre este cara ou só as incauta(os) deveriam? Beijos.
Paulinha

Vanessa disse...

"Esquecemos as pessoas que amamos, mas não esquececemos as pessoas que traímos". Sou obrigada a discordar. Do contrário, o mundo fica cruel demais!

Anônimo disse...

Lembro de todos que amei e de todos que traí. Só não sei se lembro por tê-las traído ou por tê-las amado. São as mesmas pessoas.